Olimpíadas
O Golfe nas Olimpíadas
9 de janeiro de 2019
Show all

Benefícios do esporte: Golfe

benefícios do esporte

Os esportes sempre foram aliados da saúde. Os benefícios do golfe são inúmeros. Estudos apontam que praticantes desse esporte têm uma taxa de mortalidade 40% inferior ao resto da população. Quem não quer viver mais de forma saudável? Esse esporte provoca reações positivas no nosso organismo, que dizem respeito não só ao esforço físico, mas também à interação social.

Em outras palavras, os benefícios do golfe atingem o corpo por completo, seja físico ou emocional. Está procurando um estilo de vida mais saudável com a prática esportiva? Veja como o golfe atua para o seu bem e corra para o campo!

Benefícios do golfe para a mente

Quer aumentar a autoestima, a autonomia, a autoconfiança e a concentração? Esses são apenas alguns benefícios do golpe para a mente. O esporte não se limita ao bem-estar físico, como também emocional e psicológico. Ele fomenta a aprendizagem e a interação social, uma vez que pode ser praticado até por pessoas na terceira idade.

benefícios do esporte

Por causa desses benefícios, é uma ótima forma de combater a ansiedade, a depressão e o estresse. A interação constante com outras pessoas e com a natureza é fundamental para mantermos a mente sã.

Por ser um esporte que demanda muita concentração e tentativas, após cada tacada, o praticante tem experiências positivas e construtivas para a mente. Ou seja, a cada momento, o golfista, seja profissional ou apenas de fim de semana, possui uma emoção.

Eficiência cerebral

Já ouviu falar em “Brain Power”? Um dos benefícios do golfe para a mente é a eficiência cerebral. Determinados tipos de exercício aeróbio, como o golfe, estimulam a fabricação de novas células cerebrais, e mais sangue é bombeado para o cérebro.

Esse estímulo, junto à alimentação saudável e à prática de exercício físico, contribui para a prevenção de doenças, como o Alzheimer. O golfe é um esporte que desafia, de forma constante, a mente. Coordenação, visualização, concentração e estratégia são necessários em cada tacada.

Benefícios físicos e fisiológicos

Além dos benefícios do golfe para a mente, o esporte traz benefícios físicos e fisiológicos. Sabe aquela sensação de prazer que temos após a prática de uma atividade? É a liberação de hormônios que provocam esse sentimento, especificamente de endorfina. No golfe, a sensação é ainda maior, já que é uma prática descontraída, normalmente feita na companhia de amigos. Também por isso, o golfe combate o estresse, como mencionamos.

E você sabia que um golfista que joga uma vez por semana consegue percorrer entre 5 e 7 km, em 4 ou 5 horas de jogo? É bastante para um dia somente, mas é um ótimo exercício físico. Além de acionar o sistema cardiovascular, aumentar a circulação sanguínea e diminuir o colesterol “ruim”, o golfe facilita a perda de peso e aumenta o metabolismo basal.

Um dos benefícios do golfe para a saúde diz respeito aos ossos. Um exercício físico baseado no suporte do peso do próprio corpo promove a manutenção dos músculos, ajudando na saúde óssea. Não à toa, o golfe também contribui para prevenir a degeneração da massa óssea, incluindo a osteoporose. Para quem carrega os tacos nas costas, isso é ainda mais válido.

Saúde óssea

Como se não bastasse, como a atividade é praticada ao ar livre e debaixo do sol, o praticante de golfe também absorve bastante vitamina D. Essa vitamina é essencial para a saúde dos ossos e para regular a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. É ela que ajuda a regular o crescimento das células da pele.

Existem muitos benefícios do golfe que o praticante pode usufruir. Manter a mente são e o corpo em movimento é um grande bem à saúde. Sabe-se também que a prática de atividade física regular também auxilia a ter boas noites de sono, algo essencial para o descanso, a recuperação e a reparação muscular.

Se você já é um praticante assíduo, vive na pele todos os benefícios do golfe. Mas se você tem interesse pelo esporte, consulte seu médico para saber se possui as condições físicas mínimas para praticá-lo. A avaliação é essencial para uma prática saudável.

Quando o médico der o aval, é só começar a entender melhor o esporte e escolher seus tacos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *