O Destino

Trancoso

Localizada no estado da Bahia, na costa do descobrimento do Brasil, onde chegaram as caravelas de Pedro Álvares Cabral em 1500, Trancoso foi fundada pelos jesuítas em 1583 e era originalmente conhecida como São João Batista dos Índios.

O ícone máximo de Trancoso é certamente o Quadrado, um gramado retangular cercado por casas coloridas que já formaram uma vila de pescadores, mas que hoje em dia abrigam lojas e restaurantes exclusivos das mais requintadas grifes brasileiras, dando vida ao conceito de rústico, porém elegante.

No final do Quadrado está a pequena igreja de São João Batista, fundada em 1600, de propriedade da Unesco, e com vista para o topo da Praia da Falésia.

Toda a região de Trancoso é famosa por suas praias, e aqui estão algumas das mais famosas e belas do litoral brasileiro, como a Praia dos Coqueiros e a Praia do Espelho.

Rodeada por parques nacionais e reservas que protegem o desenvolvimento natural, Trancoso permaneceu como um segredo para a maioria das pessoas até poucas décadas atrás, quando alguns jovens do Rio, de São Paulo e da Europa vieram e se estabeleceram, baseados num conceito de vida ‘hippie’e em contato com a natureza, totalmente integrados à população indígena e de pescadores.

Ao longo dos anos, Trancoso se desenvolveu cada vez mais como destino turístico para a classe AAA,e a sofisticação foi adicionada à sua beleza natural, tanto na arquitetura de suas propriedades, quanto nos detalhes no interior de suas casas.

Isso é notado na qualidade de suas boutiques, galerias de arte e artesanato, bem como em termos de qualidade e ambiente de seus restaurantes.

Na alta temporada, Trancoso ganha vida com festivais e casas de veraneio, atraindo turistas, não só brasileiros, mas do mundo inteiro.

Trancoso oferece várias oportunidades para a prática de esportes: caiaque em seus rios Trancoso, Taípe e da Barra, parapente do alto de suas Falésias, Kite surfe, pesca em alto mar e mergulhos nos recifes de corais.

Conhecer Trancoso é uma experiência maravilhosa: suas plantações de eucalipto, seringueiras e coqueiros, seus pastos verdejantes, a descoberta do Atlântico, seus silêncios e seus ruídos, a incrível fauna, uma quantidade enorme de pássaros, tudo isso pode ser descoberto em um passeio a cavalo, uma pedalada, ou até mesmo a pé.

O Terravista Golf é considerado um outro ícone da região e considerado um dos mais belos e desafiadores campos de toda a América Latina.

O novo anfiteatro e seu evento Música em Trancoso agregam à localidade mais um elemento de apelo cultural, além da sua enorme e já conhecida tradição em arte e artesanato, fazendo Trancoso permanecer no coração daqueles que a visitam.