como jogar golfe
Você sabe como jogar golfe?
19 de December de 2018
Campos de Golfe
Os 7 Campos de Golfe mais Bonitos do Mundo
2 de January de 2019
Show all

Como não errar na escolha do seu taco de golfe

Taco de Golfe

​​​​​​​O taco de golfe é a extensão do braço do praticante. Por isso, procure informações para fazer a escolha certa na hora de comprar seu equipamento!

Antes de mais nada, o golfista precisa entender que o taco de golfe é a extensão do braço do praticante. Então, a forma de usá-lo é quase uma forma de expressão do golfista. Por este motivo, é bom que você não erre na hora de escolher seu equipamento.

Já imaginou conseguir posicionar a bola a 1 metro do buraco, olhar para o jogo de tacos e não encontrar um putter? Nesse post traremos algumas dicas para você não errar na escolha do seu taco de golfe!

Significado dos números

Primeiramente, o número presente no taco de golf representa o loft do equipamento. Loft é uma medida em graus do ângulo entre a face do taco e a face vertical do eixo flexível do jogador.

Seu objetivo é determinar a distância e a trajetória que a bola pode assumir. Dessa forma, quanto menor o número, mais comprida e precisa a tacada.

Como escolher um jogo de tacos

A princípio, para escolher um jogo de tacos, você deve avaliar vários pontos. Em suma, suas preferências pessoais, seu tipo de jogo (seu estilo de tacada) e o jogo em si (distâncias e trajetórias da bola).

Cada conjunto é limitado em 14 tacos de golfe e, em geral, é composto por:

  • Tacos de ferro: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e cunha de campo;
  • Tacos de madeira: 1, 3 e 5;
  • Um putter.

Tipos de taco de golfe

Logo após entender as partes do taco de golfe e começar a pensar na montagem de seu jogo, é preciso conhecer os 4 tipos de taco de golfe: putters, ferro, híbrido e madeira.

Tacos de madeira condutores e de fairway

Taco de Golfe

Os tacos de madeira condutores são feitos de titânio, aço e fibra de carbono. Estes, são comumente utilizados em tacadas mais longas.

Dessa maneira, o nº 1 é chamado de driver e é o mais longo dentre os tacos, sendo facilmente identificado por ter a cabeça grande. Ele tem o menor loft, que varia entre 7 e 12 graus. Portanto, seu objetivo é lançar a bola o mais longe possível.

Enfim, os tacos de madeira de fairway são utilizados em tacadas na parte central do campo, com relva mais aparada (região do fairway). Em geral, é a segunda tacada, em que se utiliza os tacos nº 3 e 5.

Tacos de ferro

Taco de Golfe

Se você precisa de um taco preciso para distâncias curtas, sua escolha são os tacos de ferro. Quanto mais próximo ao green (área ao redor do buraco), maior o taco de ferro que deverá utilizar.

Assim, esse tipo de taco deve ser utilizado quando é preciso superar os obstáculos, como as armadilhas de areia. Além disso, são os tacos que fazem a aproximação da bola ao hole ou o requisitado hole-in-one.

Os tacos de ferro mais populares são numerados de 2 a 9. Então, quanto maior o número, maior a precisão e menor a distância para usá-lo.

Tacos híbridos

Taco de Golfe

Os tacos de golfe híbridos são recentes no esporte. Como o próprio nome sugere, ele é uma combinação entre o taco de ferro (em relação ao comprimento da vareta) e o taco de madeira de fairway (formato da cabeça).

Eles são versáteis, podendo ser utilizados em qualquer situação, em todos os campos de golfe, nos mais variados terrenos de jogo.

Muitos golfistas o utilizam como substituto dos tacos tradicionais.

Os putters

Taco de Golfe

Os putters são os tacos de conclusão, portanto são utilizados no green, feitos para colocar a bola no buraco. Eles possuem um formato específico, de “encaixe” para a bola.

Ainda existem diferentes tipos de putter, no geral podemos classificá-los em:

  • Putters leves: usar um putter que possui uma cabeça leve resulta em tacadas muito mais rápidas, leves e manuais.
  • Putters pesados: usar um putter que tenha a cabeça pesada cria um movimento mais “arrastado” na hora da tacada. Isto é, uma tacada mais lenta, onde o jogador necessita de mais força de impacto. Um putter mais pesado se torna menos consistente para um circuito de 18 buracos.

Na hora de escolher seu taco de golfe, considere todas as informações sobre o equipamento, seu estilo de jogo e a finalidade da tacada.

Para os iniciantes, fica uma dica final: um taco de madeira, os tacos 5, 7 e 9 de ferro e o putter já resolvem um jogo! Com eles, basta programar a viagem para conhecer os 30 campos de golfe mais bonitos do mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *