benefícios do esporte
Benefícios do esporte: Golfe
7 de February de 2019
Esporte no Brasil
Golfe: a chegada do esporte no brasil
1 de March de 2019
Show all

Gary Player, o cavaleiro negro

cavaleiro negro

Antes de mais nada, saiba que o cavaleiro negro é um dos melhores jogadores de golfe da história. Ele nasceu em Johannesburgo, África do Sul, em 1º de novembro de 1935.

Conhecido como O Cavaleiro Negro (The Black Knight), ganhou o apelido por sempre utilizar roupas de cor preta. Quer saber um pouco mais sobre a história desse incrível esportista? Confira nosso post!

Infância

A princípio, Gary Player era o caçula de três filhos de Harry e Muriel Player. Seu pai era um capitão em uma mina de ouro. Logo, passou a maior parte de sua vida profissional nas profundezas da terra. Sua mãe faleceu devido a um câncer quando Gary só tinha 8 anos. Ele aponta que essa perda foi uma grande motivação em sua carreira.

Então, quando fez 9 anos, começou a fazer diversas atividades físicas com regularidade. Ele ainda viu o irmão sair de casa para lutar na Segunda Guerra Mundial.

O início no golfe

Logo Gary começou a jogar com 14 anos, porém só se tornou profissional aos 17 anos, em 1953. Rapidamente, venceu inúmeras vezes na África, na Europa e na Austrália, até que no ano de 1957, ele foi para os Estados Unidos.

Assim, Gary reparou nos melhores golfistas e percebeu que precisaria intensificar sua rotina de exercícios e fazer alguns ajustes técnicos para conseguir levar a bola mais longe.

O cavaleiro negro

cavaleiro negro

Devido à sua rotina intensa de atividades físicas, Gary passou a ser chamado de Mr. Fitness. Ele também era conhecido por ser inquieto a ponto de viajar para todos os locais possíveis para jogar golfe nos mais variados campos. Como resultado, deram a ele outro apelido: o Embaixador Internacional do Golf.

Entretanto, seu apelido mais conhecido era O Cavaleiro Negro. Em entrevista à Forbes, ele conta que o apelido veio de um antigo filme ocidental chamado “Have Gun, Will Travel”. Ele era um grande fã do personagem, Jack Paladin, que andava ajudando pessoas, sempre vestido de preto. Gary conta que foi seu pai quem o encorajou a encontrar um visual e estilo distintos no início da sua carreira. Apesar de não ser um homem altamente educado, seu pai entendeu que seria importante criar uma marca para estender além da sua carreira de jogador.

Ascensão na carreira

Em 1958, Gary Player venceu o Kentucky Derby Open e foi segundo lugar no Aberto dos EUA. Eventualmente, seu maior ídolo, Ben Hogan, disse que ele seria um grande jogador. Já com sua marca registrada (roupas pretas), que foi inspirada em seu amor pelos “westerns”, uma alimentação rica em fibras e um programa de musculação, ele se colocou no caminho das vitórias.

Dessa forma, O Cavaleiro Negro ganhou 24 vezes no PGA Tour de 1958 a 1978. Na década de 1960, Gary Player fazia parte dos “Três Grandes” do golfe, juntamente com Arnold Palmer e Jack Nicklaus.

Prêmios e conquistas

Além das 24 vitórias no PGA Tour, Gary ganhou 22 vezes no PGA Tour Champions. Foram 118 vitórias internacionais, que incluem países como Egito, África do Sul, Austrália e Brasil. Gary aponta que foi especial ganhar o primeiro Major (o British Open), em 1959, quando tinha apenas 23 anos (ele ganhou novamente em 1968 e 1974). E dois anos depois, foi o primeiro não-americano a vencer o The Masters, que também ganhou em 1974 e 1978.

Uma vitória especial do Cavaleiro Negro foi no Aberto dos Estados Unidos em 1965. Ali, ele completou a carreira de Grand Slam, que é o “santo graal” do golfe profissional. Ele foi somente o terceiro da história a completar o Grand Slam, ganhando os 4 principais torneios (The Masters, U.S. Open, British Open e PGA Championship).

Gary Player recebeu o prêmio de esportista sul-africano do século, foi capitão da equipe internacional na Presidents Cup em 2003, 2005 e 2007, e é membro do Hall da Fama do Golfe Mundial.

O Cavaleiro Negro é um dos maiores profissionais do golfe de todos os tempos. Enfim, aos 83 anos, tem uma rotina saudável de atividades físicas, além de realizar um belo trabalho com a The Player Foundation e com o Gary Player Invitational.

Que tal se inspirar nessa lenda e começar a praticar golfe agora mesmo? Veja nossas dicas para escolher o melhor taco!

Fotos de ESPN e Letaba Herald.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *