cavaleiro negro
Gary Player, o cavaleiro negro
22 de fevereiro de 2019
golf open
8º L’Occitane en Provence Golf Open – 2019
9 de abril de 2019
Show all

Golfe: a chegada do esporte no brasil

Esporte no Brasil

O golfe se tornou um dos esportes mais prestigiados e jogados por todo o mundo. Mas você sabe como foi a chegada do esporte no brasil?

Atualmente, o esporte no Brasil vem crescendo e ganhando cada vez mais novos jogadores. Todavia, você já parou para se perguntar como esse esporte de origem escocesa veio parar em terras tupiniquins?

Portanto, se você se interessa sobre a história desse esporte no Brasil, confira nosso artigo! Saiba mais como foram os primeiros anos do golfe em solo nacional.

A chegada do esporte no Brasil

A princípio, o golfe foi inventado em meados do século 1457 por escoceses. Porém, as regras do esporte só foram oficialmente definidas na Escócia em 1744, durante o século XVII na cidade de Edimburgo. Assim o esporte foi crescendo cada vez mais, ganhando muita popularidade na Europa, principalmente na Inglaterra.

Esporte no Brasil

No Brasil, o golfe só foi chegar anos depois das regras serem estabelecidas. No final do século XIX, muitos engenheiros ingleses e escoceses vieram ao Brasil para trabalhar em estradas de Ferro.

Dessa forma, os  que trabalhavam na Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (São Paulo Railway), passavam o dia perto de um grande terreno que fazia parte de um Mosteiro de São Bento.

A região, atualmente fica entre a Estação da Luz e o rio Tietê. Logo, eles conseguiram convencer os monges beneditinos a dar uma parte do terreno do Mosteiro. Como resultado, o primeiro campo de golfe do Brasil começou a ser construído.

Em 1901 o campo de golfe se mudou de lugar e o esporte começou a ser jogado na cidade. O lugar onde ele era localizado, ficava entre a Avenida Paulista e a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. O local, conhecido como “Morro dos Ingleses, ganhou o nome por causa da grande frequência de britânicos na região.

Nessa época, o São Paulo Country Club foi fundado sofrendo diversas mudanças de endereço. A primeira foi para a região de Jabaquara.

Mais mudanças

Esporte no Brasil

Já em 1915, o campo sofreu várias mudanças, inclusive em seu nome. Enfim, o campo se mudou para Santo Amaro em um terreno dado pela Light (empresa de eletricidade), e trocou de nome para São Paulo Golf Club. Nesse mesmo ano, outros campos de golfe surgem: no Rio Grande do Sul o Santana do Livramento Golf Club, e em São Paulo o de São Vicente.

No Rio de Janeiro a inauguração do Gávea Golf & Country Club em meado do séculos XX marcam a chegada do esporte no estado. Na década de 30, o esporte ganhou diversos campos ao longo do país como o Itanhangá Golf Club de RJ, onde Getúlio Vargas jogou diversas vezes.

Outros exemplos foram os campos o Graciosa Country Club, no Paraná e o Porto Alegre Country Club, no Rio Grande do Sul.

Crescimento do golfe

Aproximadamente duas décadas depois, grandes planos estariam por vir. Em 1957, os grandes representantes do considerado “berço” do golfe, Royal & Ancient Golf Club of Saint Andrews, juntamente com a United States Golf Association reuniram-se para anunciar o primeiro mundial de equipes de golfe.

Como resultado, alguém deveria representar o brasil. Assim o convite para o país veio através do único brasileiro sócio de Saint Andrews, Seymour G. Marvin.

Quando Seymour chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, fez questão de criar a ABG – Associação Brasileira de Golfe . Isso com ajuda de Carlos Borges (na presidência) e dr. Oswaldo Aranha Filho. Seymour ficou como vice presidente da ABG.

Esporte no Brasil

Dessa forma o Brasil esteve presente na primeira World Amateur Team Championship em Saint Andrews com uma equipe com Seymour como capitão que venceu a competição paralela para capitães, a Duffers and Delegate Cup. A equipe ainda possuía mais 4 jogadores:

  • Humberto de Almeida
  • Raul Borges
  • Sylvio Pinto Freire Jr.
  • João Barbosa Correa

Até hoje, Brasil é o único país além dos EUA a participar de todas as edições dos mundiais de golfe.

Campos brasileiros

Com o crescimento do esporte no Brasil, e a transformação da ABG para CBG – Confederação Brasileira de Golfe, vários campos foram feitos em solo nacional. Os campos que têm mais destaque atualmente no Brasil são:

Santapazienza Golf Club – Em Itatiba, o campo fica dentro do condomínio de luxo Quinta da Baroneza.

Rio 2016 Olympic Golf Course – O campo feito quando o Brasil sediou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Terravista Golf Course – Em Porto Seguro, o campo faz parte de um complexo chamado Terravista Brasil que fica em Trancoso.

Atualmente o Brasil tem cerca de 25 mil golfistas e é um esporte ainda em expansão. Graças a vários projetos de campos novos como o Santapazienza Golf Club ou o Terravista Golf Course, o desenvolvimento do golfe tem crescido muito.

Junto às ações de marketing e diversos sites, o golfe tem sido cada vez mais propagado em todo o país!

1 Comentário

  1. Oração disse:

    Obrigado por compartilhar! Eu realmente aprendi muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *