mario gonzalez
Mario Gonzalez: morre o maior golfista brasileiro de todos os tempos
31 de July de 2019
aberto de golfe
Aberto de Golfe do Terravista Brasil é tradição em Trancoso
11 de September de 2019
Show all

Stimpmeter: como calcular a velocidade de um green!

stimpmeter

O Stimpmeter é um dispositivo usado para medir a velocidade de um campo de golfe, aplicando uma certa força a uma bola de golfe e medindo a distância percorrida em pés.

Você conhece o Stimpmeter? Esse dispositivo foi desenvolvido em 1935 pelo golfista Edward S.Stimpson (1904-1985). Stimpson foi campeão amador do estado de Massachussetts e ex-capitão da equipe de golfe de Harvard.

Também foi um espectador no U.S Open em 1935 em Oakmoat. Esse evento aconteceu perto de Pittsburgh, onde a pontuação vencedora foi de 299 (+11).

Após testemunhar um putt por Gene Sarazen, duas vezes campeão, Stimpson ficou convencido de que alguns greens eram rápidos demais. Assim, ficou se perguntando como poderia provar isso.

O que é o Stimpmeter

Então ele desenvolveu um dispositivo feito de madeira, chamado de Stimpmeter. Esse dispositivo de madeira que é uma pista em ângulo que libera uma bola a uma certa velocidade.

Isso acontece de modo que a distância que ela rola na superfície de um green possa ser medida. Em 1976, foi re-projetada em alumínio por Frank Thomas do United States Golf Association (USGA).

Foi usado primeiramente pelo USGA durante o U.S Open de 1976 em Atlanta. Depois disso, disponibilizada aos superintendentes de campos de golfe em 1978. A versão de 1976 é pintada de verde.

Em janeiro de 2013, a USGA anunciou uma terceira geração do dispositivo. Essa versão foi baseada no trabalho de Steven Quintavalla, um engenheiro de pesquisa dos laboratórios da USGA.

Um segundo furo permite a opção de um menor tempo de saída. Esta versão é pintada de azul e é fabricada com uma tolerância de engenharia mais alta. Assim ela melhora a exatidão e a precisão das medidas.

Os Stimpmeters oficiais da USGA não são vendidos ao público.

Como é o Stimpmeter

O dispositivo de 1976 é uma barra de alumínio, com 91 cm de comprimento e 4,4 cm de largura. Ao longo de todo o comprimento, há uma com uma ranhura em forma de V de 145 °.

É cônico em uma extremidade, removendo o metal de seu lado de baixo para reduzir o balanço da bola, uma vez que ela rola para o green. Tem um entalhe em ângulo reto em relação ao comprimento da barra a 76 cm da extremidade cônica inferior onde a bola é colocada.

O entalhe pode ser um buraco completo através da barra ou apenas uma depressão nele. A bola é puxada para fora do entalhe pela gravidade quando o dispositivo é levantado lentamente para um ângulo de cerca de 20 graus. Assim, rolando para o green a uma velocidade 1,83 metros por segundo.

A distância percorrida pela bola no chão é a “velocidade” do green. Seis distâncias, três em cada uma das duas direções opostas, devem ser calculadas em uma seção plana do green. As três bolas em cada direção devem estar a 20 cm umas das outras para a validação pelo USGA do teste.

stimpmeter

Greens inclinados

Um problema é encontrar uma superfície próxima do nível, conforme exigido no manual da USGA. Muitos greens não podem ser corretamente medidos, pois pode não conseguem ter uma área onde a distância medida em direções opostas seja menor que 30 centímetros, particularmente quando eles são muito rápidos, exigindo uma superfície plana muito longa.

Uma fórmula, baseada no trabalho de Isaac Newton e amplamente testada por A. Douglas Brede, resolve esse problema.

A fórmula é:

stimpmeter

(onde S ↑ é aceleração para cima da rampa e S ↓ é desaceleração para baixo da rampa no mesmo caminho) elimina o efeito do declive e fornece uma velocidade certa do green, mesmo em greens que são muito inclinados.

Uso do Stimpmeter

O Stimpmeter é fácil de usar. Basta seguir estes passos:

  • Encontre uma parte plana da superfície que está sendo testada. Deve ser cerca de 10 ‘x 10’.
  • Na borda da área, mire a extremidade inferior do dispositivo em direção ao centro da área e coloque uma bola no entalhe; o Stimpmeter deve ficar no chão.
  • Lentamente, levante a ponta mais próxima do entalhe até que a bola seja liberada. Mantenha o medidor estável até a bola atingir a superfície.
  • Meça a distância entre o ponto de parada da bola e o final do Stimpmeter, depois repita o procedimento mais duas vezes para precisão.
  • A medida, em pés e polegadas, é a leitura do Stimpmeter.

Para comparação, os greens em um campo de golfe público típico chamado de “Stimp” em cerca de 8 – 8,5 “. No PGA Tour, os greens são rotineiramente de 11 ‘- 12’ e, às vezes, e de 14 ‘ou mais para o Masters, U.S. Open e alguns outros eventos.

Recomendações

A USGA estimulou os putting greens em todo o país a produzir as seguintes recomendações:

  • Velocidade Lenta – comprimento: 4,5 pés (1,4 m)
  • Velocidade Média – comprimento: 6,5 pés (2,0 m)
  • Velocidade Rápida – comprimento: 8,5 pés (2,6 m)

Para o Aberto dos EUA, eles recomendam:

  • Velocidade Lenta – comprimento: 6,5 pés (2,0 m)
  • Velocidade Média – comprimento: 8,5 pés (2,6 m)
  • Velocidade Rápida – comprimento: 10,5 pés (3,2 m)

Os greens no Oakmont Country Club (onde o dispositivo foi concebido) são alguns dos mais rápidos do mundo, com leituras de 13 a 15 pés (4,0 a 4,6 m).

Fotos de LiveAbout e GolfWeek.

Conheça o nosso blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *