Jack Nicklaus
Jack Nicklaus, o urso dourado
13 de dezembro de 2018
Taco de Golfe
Como não errar na escolha do seu taco de golfe
26 de dezembro de 2018
Show all

Você sabe como jogar golfe?

como jogar golfe

Como jogar golfe é o nosso foco nesta matéria. O Terravista Golf Course se preocupa com a formação de novos jogadores de Golfe.

Com a chegada das Olimpíadas do Rio em 2016, o país teve que se adaptar para sediar a competição. Então, foram construídos campos e estádios para os diferentes esportes que seriam jogados.

Um deles foi o Campo de Golfe Olímpico, situado no bairro da Barra da Tijuca na Reserva de Marapendi, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O campo trouxe uma grande curiosidade aos brasileiros que não estão acostumados a ver golfe, e muito menos joga-lo.

Quem deseja saber como jogar golfe?

O golfe no Brasil não é tão disseminado como o futebol ou outros esportes. Todavia, cresce a cada dia e chama cada vez mais a atenção do povo brasileiro. Devido a isso, decidimos dar algumas dicas essenciais pra você que quer saber como jogar golfe, mas não sabe por onde começar:

1 – Equipamento:

No começo, é preciso priorizar o aprendizado, ninguém precisa começar com o melhor taco. Até porque não vale de nada ter o melhor equipamento sem saber usá-lo. Alguns tacos são mais fáceis de se usar do que outros.

Esses são os Híbridos, que vieram para substituir os velhos tacos de ferro e de madeira. Estes, são ótimos tacos para jogadores iniciantes pois possibilitam uma melhor adaptação ao jogo e assim uma melhor tacada. Também são maís fáceis de se manusear não precisam de muito esforço para tacadas longas. O que aproxima os jogadores intermediários dos jogadores de elite.

Sobre as bolas de golfe, compre baseado em quantas você perde em um round. Assim consegue economizar para não gastar caro em muitas bolas perdidas.

Como jogar Golfe

2 – Regras:

No golfe, o objetivo consiste em jogar a bola nos 18 buracos do campo com o menor número de tacadas. Mas existem algumas regras quanto a isso. Um jogo de golfe tem tempo indeterminado, ou seja, a não ser que uma equipe cumpra o objetivo principal, o jogo não termina. Uma partida de golfe chega a durar até quatro horas.

Caso a bola caia num lugar impossível de dar outra tacada – como um rio ou lago – o jogador pode dar a tacada em um lugar próximo a onde a bola tinha sido lançada, com a penalidade de uma tacada extra.

Após cada tacada, o jogador e seus caddies tem cinco minutos para procurar a bola. Caso a bola não seja achada dentro dos cinco minutos permitidos, o jogador deve jogar uma nova bola na última posição de sua última tacada, sofrendo penalidades.

Em jogos oficiais, os jogadores não podem conversar entre si a respeito do jogo a não ser com seus parceiros e caddie. Existem diversas modalidades do jogo, onde as mais utilizadas são stroke play, e match play:

  • stroke play: o vencedor é definido pelo menor número na somatória total das tacadas;
  • match play: o jogador ganha pontos a cada buraco. Por exemplo: no primeiro buraco o jogador “X” acerta o buraco com a bola em menos tacadas que o jogador “Y”. Assim, o jogador “X” recebe um ponto, e assim por diante.

No geral o resultado sempre é dado com base no número de tacadas que foram necessárias para deslocar a bola até os buracos. O par do buraco é o número de tacadas necessárias para acertar o buraco em questão. Já o par do campo é o número de tacadas necessárias para completar os 18 buracos do campo.

3 – Campos:

Um campo oficial deve ter em média uma área de 40 a 50 hectares, e 18 buracos. Campos não oficiais – ou seja, campos de resorts e condomínios – normalmente são menores. Entretanto, sempre possuem número de buracos que são múltiplos de 3. Isto é feito na intenção de que o jogador consiga completar 18 buracos dando a volta no campo.

No Brasil, os campos mais bonitos estão espalhados por toda extensão do país, com grande foco na Bahia. Entre eles estão:

– Comandatuba Ocean Curse (Ilha de Comandatuba)

– Iberostar ( Praia do Forte, Salvador)

Terravista Golf Course (Trancoso, Bahia)

4 – Termos usados no golfe:

O golfe possui um vocabulário extenso de termos. Os termos são usados para denominar jogadas, equipamentos e estratégias. O vocabulário possui em torno de mais de 60 palavras que são decoradas pelos profissionais. Entre elas, as que você que está começando precisa ter em mente são:

Handicap: A forma como os jogadores são classificados com base em seu desempenho. Varia de 0 a 40, sendo que o jogador mais próximo do 0 é considerado melhor.

Caddie: Indivíduo que carrega a bolsa com os tacos do jogador.

Bogey: Jogada feita com uma tacada a mais que o par.

Birdie: Jogada feita com uma tacada a menos que o par.

Tee: Lugar onde é dada a primeira tacada do jogo; o ponto inicial.

Green: É o buraco em questão onde a bola deve ser colocada.

Fairway: Extensão do campo que vai do Tee ao Green.

Como jogar Golfe

5 – Instrutor:

Ache a pessoa certa para te ensinar golfe. Alguém de confiança e que esteja realmente disposto a passar seu conhecimento do jogo adiante. As vezes treinar com uma pessoa parecida com você pode realmente melhorar seu desempenho.

Visto que quanto mais confortável você estiver na presença dela, mais perguntas irá fazer e mais conhecimento será adquirido. Então se você é uma pessoa tímida, provavelmente irá se dar melhor com um instrutor que tenha uma abordagem mais discreta.

O instrutor basicamente deve orientar o jogador novato para que o mesmo compreenda todas as regras do jogo. Também deve sugerir que procurem aulas com profissionais dos campos – como no Terravista Golf Course.

O maior segredo para se aprender como jogar golfe é se sentir confortável e curtir a experiência. Sem medo de fazer perguntas bobas ao longo dos ensinamentos.

Fontes:

Golfdigest, Golfe.tur.br e Regras do Esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *